Vai aderir ao Dia Mundial Sem Carro? Veja como se virar

Anderson Costa
Movebla
Published in
3 min readSep 21, 2010

--

Dia Mundial Sem Carro

Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro. Nesta quarta, milhões de pessoas ao redor do mundo praticam um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

E por que guardar o carro? Vai contando: poluição atmosférica e sonora, isolamento urbano, redução de qualidade de vida, sedentarismo, perda de tempo em congestionamentos, doenças respiratórias e acidentes… Motivo não falta.

Mas e aí, como fica o trabalhador? Dá mesmo pra deixar o carro em casa com as opções disponíveis? Vamos ver o que dá pra fazer, né?

De bicicleta: essa opção vale para os bem condicionados de físico. Inclusive algumas estações do metrô em São Paulo já dispõem de bicicletários, onde você pode deixar sua magrela ou alugar uma. Mas vale analisar antes: o caminho até seu destino tem muitas subidas e descidas? Há um espaço mínimo para trafegarem bicicletas? Segurança sempre. Pense também na roupa, que deve ser leve. Ou leve a roupa mais formal em uma mochila, e se troque quando chegar no local de trabalho.

A pé: você mora perto de onde trabalha? Então experimente acordar um pouco mais cedo e praticar uma caminhada. Além de ser um baita exercício, você acompanha melhor a região por onde passa de carro. Aproveite para calçar um tênis bem confortável e abastecer o MP3 player.

Transporte público: aqui complica. Mesmo com a expansão de linhas e trajetos, os ônibus e trens permanecem lotados, e acima da capacidade humana em horários de pico. Imagino que amanhã isso não mude, já que os carros ficarão em casa. Pode até piorar: hoje mesmo presenciamos problemas no metrô paulistano. Por isso se você quiser encarar, programe-se para sair em horários alternativos, como depois das 10h ou antes das 17h. Ou prepare-se para muito calor humano. Ah, leve um livro se o trajeto for demorado.

Carona: você pode dizer “ah, Anderson, usar carro?” Calma. É usar apenas UM carro em vez de dois ou três. Organize-se com seus amigos ou coworkers e vejam se há destinos em comum. Pelo menos um carro você tira das ruas amanhã. E carona solidária é um ótimo modo de socializar, bater papo. Ofereca-se, também, para rachar a gasolina, no caso de ser o carona. E pesquise rotas alternativas, no caso de uma cidade com trânsito acima da média.

Bom, você não pode evitar o carro amanhã. Tudo bem. Mas faça sua parte de cidadania na comunidade do Dia Mundial Sem Carro. Lá estão discussões sobre mobilidade inclusive com as leis atuais e projetos propostos. Na real? Poderíamos ter dias sem carro todo dia, se nos preocupássemos com nossa sociedade e as leis vigentes. E de repente você pratica o seu próprio dia sem carro no futuro, se programando com antecedência.

Nós só damos as dicas. A parte da conscientização é por sua conta.

[via Trânsito Mais Gentil]

--

--

Estudando colaboração e cultura pop. Cosplay de mim mesmo na falta de verba.