Robert Half: Brasil é o terceiro país onde mais cresce o trabalho remoto

Anderson Costa
Movebla
Published in
2 min readJun 6, 2012

--

Home Office...

Mais dados corroborando a expansão do trabalho remoto no Brasil. Desta vez foi a pesquisa da empresa especialista em recrutamento Robert Half. Segundo pesquisa realizada mundialmente, 47% dos entrevistados afirmam que o trabalho home office aumentou nos últimos três anos, enquanto 8% observaram uma redução do benefício. Os que não perceberam alterações no modelo de trabalho foram 37%.

O Brasil é o terceiro na lista dos países onde a incidência de trabalho remoto mais aumentou. Bom ver nosso país como um dos líderes dessa realidade. A China lidera o ranking, com 54% dos entrevistados apontando para o aumento do home office naquele país, seguido por Cingapura, onde cinco em cada dez entrevistados observaram o aumento do trabalho em casa, nos últimos três anos.

Sócrates Melo, gerente sênior da Robert Hall, deu uma entrevista para a Rádio CBN onde falou sobre os dados coletados. Especialmente sobre as funções mais executadas. “Estamos falando de funções administrativas, técnicas, tecnologia, atendimento ao cliente. Não quer dizer que seja restrito a elas. E é um cenário onde temos tanto prestadores de serviços quanto funcionários”. Segundo Melo, isso não quer dizer que eles fiquem em casa o tempo todo. “Um gerente administrativo, por exemplo, fica um dia da semana em casa para organizar a vida pessoal com a vida profissional. E essa é uma das principais razões pela qual a expansão do teletrabalho acontece”.

A pesquisa consultou 1.876 diretores de Recursos Humanos de 16 países. Infelizmente não consegui a pesquisa completa ainda. O ranking deles por enquanto está assim:

TOP 10 do aumento de trabalho remoto:
1º China ………………54%
2º Singapura………….50%
3º Brasil……………….47%
4º Austrália………….. 45%
5º Bélgica……………..44%
5º Luxemburgo……….44%
5º Reino Unido……….44%
8º Holanda ……………43%
9º Chile………………..42%
10% Suíça……………..38%

[via Infomoney]

--

--

Estudando colaboração e cultura pop. Cosplay de mim mesmo na falta de verba.