Pracinha Hub, um coworking ao ar livre na Oscar Freire, em São Paulo

Anderson Costa
Movebla
Published in
2 min readOct 1, 2014

--

Um espaço de coworking bem peculiar nasce hoje, em plena rua Oscar Freire, 974 (em São Paulo), a céu aberto. Trata-se do Pracinha Hub, uma iniciativa que está em implantação desde maio de 2014. A Pracinha fica na rampa de acesso de um estacionamento entre as ruas Bela Cintra e a Consolação. Possui mesas comunitárias para até 8 pessoas, com guarda-sol. Tem wi-fi, local pra estacionar bicicletas, seguranças ao lado e food trucks.

“Este mês, vamos testar esse projeto todas as quartas-feiras. Mas a ideia é abrir outros dias”, afirmou Lincoln Paiva em entrevista ao Estadão PME.

Construída dentro do conceito de Pocket Park, a Pracinha, segundo seus organizadores, tem o objetivo de transformar espaços públicos ou privados em lugares mais humanos, alterando o seu uso e a sua função. Em paralelo ao uso para coworking, existem várias atividades culturais e gastronômicas no espaço. O projeto faz parte da iniciativa da REUD em desenvolver espaços urbanos únicos em São Paulo e foi criado em parceria com a ONG Instituto Mobilidade Verde.

pracinhahub1
pracinhahub3

O Pracinha Hub abre das 9 às 12h e das 15 às 18h. O uso é gratuito, mas para coworking, somente às quartas-feiras. As empresas interessadas em ter acesso ao espaço precisam se inscrever para participarem do evento, através do email gilberto@mobilidadeverde.org.

É bem interessante esse conceito de apropriação dos espaços a céu aberto para iniciativas de economia criativa. São Paulo tem muitos espaços ociosos e desafiar o movimento da Oscar Freire com um coworking a céu aberto me soa bem interessante e pode ser sustentável, a depender dos modelos de atividades a serem desenvolvidas. Vou visitar o local e acompanhar de perto essa ideia.

--

--

Estudando colaboração e cultura pop. Cosplay de mim mesmo na falta de verba.