Saúde
Now Reading
Como está sua postura trabalhando sentado?
2

Como está sua postura trabalhando sentado?

by Anderson Costa09/09/2010

Phone Home

Calma, não é o que você está pensando, mente poluída. =) Esse post é de utilidade pública para os trabalhadores móveis.

Seja na cadeira da sua casa ou na poltrona larga da cafeteria, encarar aquele deadline enquanto está sentado à frente do seu note pode ser uma tortura não por causa do trabalho (pois ele edifica o homem), mas sim por causa da postura. Eu mesmo me pego fora da postura correta de vez em quando. E isso pode acarretar problemas bem mais sérios no futuro, como dores e problemas de coluna.

Mas o que eu posso fazer então? No caso de cadeiras, existe a questão do conforto e como elas te “forçam” a curvar a coluna para ver o monitor. E os sofás, por mais convidativos que pareçam, são uma armadilha para a postura porque nos relaxam demais para endireitar o corpo. Já demos um alerta sobre isso lá atrás, num post sobre cafeterias.

O massoterapeuta Jefferson Costa, nosso consultor para a área de saúde e ergonomia, dá as dicas para quem não tem como evitar o trabalho sentado por muito tempo:

Já se pegou trabalhando deste jeito?

Já se pegou trabalhando deste jeito?

A pessoa tem que se policiar ao poucos, porque nem todo mundo consegue manter a postura ao longo do dia. Começam com a postura normal e no final do dia já estão quase deitados na cadeira. Na hora você pode não sentir as dores, mas com o tempo e o mau costume as dores aparecem.

O que você pode fazer é examinar a altura da cadeira onde vai ficar, se tem apoio de braço. E manter a coluna sempre encostada na cadeira e os pés sempre apoiados no chão. Não tendo como apoiar os pés, improvise e use a mochila ou um livro.

A iluminação do lugar também tem que estar adequada, pra que você não precise chegar muito perto do notebook e com isso forçar ainda mais a coluna.

Outra dica é sobre as cafeterias: já que está lá, evite ficar muito tempo sentado nas cadeiras ou poltronas. Levante, dê uma esticada, pegue mais um café e volte. Só nesse ato você já exercita o corpo.

[via Unpluggd e dicas do Jefferson, que também escreve no Livro do Idoso]

What's your reaction?
WOW!
0%
MEH.
0%
About The Author
Anderson Costa
Anderson Costa
Redator e consultor em comunicação, 34 anos. Trabalha com um notebook e smartphone onde for, além de fones de ouvido extra-reforçados. É o idealizador do Movebla, dono, editor, o cara que escreve, o cara que faz tudo.