Ambientes
Now Reading
Fotos (e vídeo): Visita à Fábrica da Coca-Cola, no Rio de Janeiro
10

Fotos (e vídeo): Visita à Fábrica da Coca-Cola, no Rio de Janeiro

by Anderson Costa21/03/2012

Por ser um dos blogs participantes do projeto Viva Positivamente da Coca-Cola tive a honra de ser convidado a visitar a tão mítica fábrica, em Jacarepaguá (RJ). Fomos na semana passada, bem rapidinho. E foi uma das fábricas mais legais que já visitei.

Primeiro que o conceito de Fábrica da Felicidade (Happiness Factory) que a Coca-Cola criou globalmente se segue à risca até no Brasil. Todo o ambiente para visitantes é bem lúdico, e remete à ambientes nostálgicos como o primeiro bar que vendeu Coca-Cola no mundo, ou uma coleção de propagandas antigas. Não tem como não ficar saudosista: a Coca-Cola está presente na vida de todos nós há muito tempo. E é uma das 10 marcas mais lembradas no mundo inteiro até hoje.

Mas não, infelizmente nenhum de nós saiu de lá com a receita da Coca-Cola. =P

 

 

 

Seguimos apresentações animadas, vídeos, até chegar ao chão de fábrica. Não foi de se estranhar ver pouca gente na linha de produção, afinal as máquinas fazem praticamente tudo – um movimento comum na maioria das fábricas. O que faz o funcionário ser extremamente qualificado para estar lá embaixo. A própria Coca-Cola treina e qualifica essas pessoas, a maioria da região de Jacarepaguá. E a produção é impressionante: uma máquina (a mais veloz) chega a produzir 36 mil litros de refrigerante por hora!

Não é a única fábrica da Coca-Cola no Brasil. Existem diversas outras em vários Estados. Aliás, essa é a grande sacada da Coca-Cola estar sempre presente nas mesas – o esquema de distribuição mega acertado, onde cada engradado tem o jeito certo de chegar a um lugar.

 

 

Ao finalzinho da visita encontramos uma oficina de reciclagem com diversos produtos feitos com materiais reciclados derivados da própria Coca-Cola. De luminárias feitas com garrafas pet, revestimentos de parede, bolsas, pastas, bancos… A maioria derivada de tampinhas, de latas, de restos de garrafas pet. Cumprindo um ciclo de sustentabilidade necessário para tantos materiais envolvidos.

 

 

Bem legal a visita. Tudo muito nostálgico e agradável. E sempre bom conhecer como nascem algumas das bebidas que estão em nossas mesas diariamente. Obrigado à Coca-Cola, ao Viva Positivamente e à Otagai pelo convite.

Acima, para ilustrar mais, um vídeo feito pela amiga Karla Lopez da nossa visita.

 

What's your reaction?
WOW!
0%
MEH.
0%
About The Author
Anderson Costa
Anderson Costa
Redator e consultor em comunicação, 34 anos. Trabalha com um notebook e smartphone onde for, além de fones de ouvido extra-reforçados. É o idealizador do Movebla, dono, editor, o cara que escreve, o cara que faz tudo.