Ambientes
Now Reading
Meu smartphone foi roubado. O que fazer?
3

Meu smartphone foi roubado. O que fazer?

by Anderson Costa08/02/2012

 

Infelizmente você perdeu ou roubaram seu smartphone, aquele companheiro inseparável. Acontece. E agora, o que fazer?

Acalme-se

A primeira coisa a fazer é respirar e se acalmar. Supondo as condições às quais o celular foi roubado, deve ter sido horrível. Mesmo a perda por alguma distração é ruim. Logo depois, vá à delegacia mais próxima de onde ocorreu o furto (se foi um furto) e registre um boletim de ocorrência (em alguns estados você pode fazer isso pela internet também).

Rastreio via aplicativos

Nessas horas se você foi esperto instalou previamente no smartphone aplicativos como Find My iPhone, Where is My Droid, Prey, etc. Com eles o trabalho fica mais fácil e a localização do celular é certeira. Às vezes o aparelho ficou em alguma mesa e você nem notou. Mas importante: faça isso o mais rápido possível para evitar que alguém apague os dados do smartphone. E se possível vá atrás do sinal detectado com a polícia do lado, pois nunca se sabe o que esperar.

Suspenda sua conta

Se o rastreio via aplicativos não deu certo o jeito é bloquear tudo. Ligue para o atendimento da sua operadora e explique o ocorrido para pedir o bloqueio da sua linha. Algumas operadoras oferecem o bloqueio através do seu sistema online. Uma vez concluído, seu número estará suspenso para receber e fazer ligações até o momento em que você decidir restaurá-lo. Mas cuidado com a pegadinha de algumas operadoras: nesse tempo a conta será  cobrada normalmente porque ela não foi cancelada, apenas suspensa.

Então esclareça bem esses pontos com o atendente e se será preciso cancelar o número. Se sim, você o perde e não pode reativá-lo no próximo smartphone que tiver.

Apague remotamente seus dados

Aproveite o poder desses aplicativos de rastreio e apague seus dados. Smartphones carregam mais que uma agenda de contatos: lidam com e-mails, aplicativos com dados pessoais e até histórico de navegação. E reze para ter um backup redondinho no PC de casa ou na nuvem, por iCloud por exemplo.

Bloqueio via IMEI

Se você tiver o IMEI do aparelho é possível bloqueá-lo também. Caso você recupere o celular mais tarde, basta entrar em contato com a sua operadora para desbloqueá-lo. Lembra do boletim de ocorrência? Por isso ele é importante. Assim você assegura que o seu número não será utilizado em nenhuma outra operadora.

[via dicas de leitores]

What's your reaction?
WOW!
0%
MEH.
0%
About The Author
Anderson Costa
Anderson Costa
Redator e consultor em comunicação, 34 anos. Trabalha com um notebook e smartphone onde for, além de fones de ouvido extra-reforçados. É o idealizador do Movebla, dono, editor, o cara que escreve, o cara que faz tudo.